"O medo é do Deus ou do demo
É ordem ou é confusão;
O medo é medonho, o medo domina
O medo é a medida da indecisão.
Medo... que dá medo do medo que dá"

É... Medo.
Ana Brandão
Taí um negócio que eu não entendo, sabe? Tipassim, tenho que ficar completamente entediada e sem absolutamente nada pra fazer pra resolver criar um blog de novo. Por que isso? Sempre fui uma daquelas pessoas que sempre se exprimem melhor escrevendo do que falando... Na verdade, o nome do blog era pra ser Sociofobia. Mas, é comum demais, não gostei. De qualquer forma, não sei se esse blog vai evoluir para mais de um post, ou não, mas é uma tentativa.

Então, tive muitas idéias pra começar o blog. Idéias de posts, I mean. Mas sei lá, fui protelando e pá e perdi o fio da meada.

De qualquer forma, resolvi que vou explicar porque o título do blog.

Na verdade, eu fiquei muito tempo pensando em que tipo de título eu iria colocar. Nada de "Blog da Ana" ou "Pensamentos de uma mente que não descansa", ou qualquer coisa assim. Aí resolvi que era hora de usar a sanadora de todas as minhas dúvidas, Wikipédia. Pensei, "O que será que todos temos em comum, mesmo que ninguém admita?". Medo. Todo mundo sente medo de alguma coisa no fim das contas.

Então digitei lista de fobias e fui ver o que me apetecia. Na boa, tem fobia pra tudo nesse mundo. Sério, realmente as pessoas são estranhas. Tipo, Anatidaefobia é um negócio fantástico! Eu também sentiria muito medo se tivesse um pato me observando, porque daí não seria um pato, seria um alien.

Apesar de todas essas muitas fobias, me deparei com uma que eu realmente me relacionava. A tal da Sociofobia. Sério. Acho que muita gente nesse mundo onde tudo é virtual se sente assim também. Qual é? É simplesmente muito mais fácil expor suas idéias e conversar/discutir com pessoas (até mesmo conhecê-las, quem diria?) quando se tem dois computadores no meio do caminho. Você se sente protegido, ninguém vai conseguir atingir você se ninguém te conhece. Simples. E aí vem o dia que você precisa lidar com pessoas de carne e osso no mundo físico. E quando eu digo precisa, é porque realmente PRECISA. Conheço pessoas que protelam esse momento por quanto tempo for possível e às vezes até mais. Mas aí você precisa sair de casa pra pegar um ônibus pra fazer qualquer coisa. E aí? E aí, respondo eu por experiência própria, você sai de casa. Mas não sem estar preparado. Ah não! Você sai com um livro e uma revista de passatempos na bolsa e um fone de mp4 no ouvido. Pra quê interagir com as pessoas lá fora? Nanão! Dá muito trabalho, sabe? As pessoas te julgam. E isso dá medo. Por que será que existem tantos blogs e vlogs na rede então? Devo dizer que escrevo isso pensando em mim mesma também, porque no fim das contas meu teto também é de vidro.

É tranquilo ser julgado quando você está na privacidade da sua casa, rindo disso tudo com seus amigos (reais ou virtuais, na verdade, whocares?), mas cara-a-cara? Não rola, mano.

E o quico, né? O quico é que esse era pra ser o nomedo meu blog. Sociofobia. Legal né? NÃO! Qualé? Joguei sociofobia no google e me aparecem um milhão de resultados de sociofobia como nome de músicas, bandas, blogs, poemas e tudo o que há no universo. Modinha agora ser sociofóbico? Sim! Mas como eu escrevi mais ali em cima, nada mais claro.

Aí pensei mais um pouco. Pensei num medo que vai muito mais além disso. Um medo que faz com que as pessoas não queiram nunca sair de casa. Sair de perto de alguém que elas confiam. É um medo inconsciente e inconsequente de não ter ninguém lá fora. Sabe? De repente se estar no meio de uma multidão de pessoas que você não conhece e precisar de alguém e não ter ninguém.

Acho que esse medo, mais do que o do julgamento de alheios, é o que faz muita gente querer ter o conforto de só se envolver com a segurança de uma rede internacional.

Por que e aí? O quê que você faz se no fim das contas, quando precisar de verdade, você estiver sozinho? Será que todo mundo sente lá no âmago que no fim vamos estar sozinhos mesmo? E daí a gente tenta fingir que não vai ser assim ou finge que já é assim desde agora pra não chegar no final e levar um susto? Se desiludir?

Não sei... Não sei mesmo. Mas achoque é uma coisa que, senão todo mundo, muita gente passa muito tempo pensando.

O nome disso aí? Evolução. Hah! Brinks! Agorafobia.

E é o que eu quis passar eu acho.


Mas e você? Qual é sua fobia?
2 Responses
  1. João Japa Says:

    Haaam, bom voltar a escrever, hein...
    Nunca tinha pensado nesse negócio de fobia por esse lado. Tenso. Mas acho um pouco de exagero tb, ahahaha.
    Costumo dizer que tenho medo consciente de três coisas nesta vida: altura, casar com uma mulher que não goste de mim de verdade e ficar incapaz, tipo velho ou doente, de forma que perca minha independência...
    Pra terminar, repito aqui o que comentei no blog de uma amiga: "Manter um blog, mais que disciplina ou pra agradar alguém, é meio que um compromisso que firmamos com nós mesmos. Então força na peruca aí e não deixe de se expressar. =D"


  2. shade Says:

    Ann(ita)

    Cara, eu tenho mts medos. Até mais do que gostaria. O que é estranho, mas fatalmente depois vou dar uma analisada melhor na lista de fobias da wiki..haha

    Adorei a idéia, e realmente entendo e concordo com muito do que vc escreveu. Internet passa uma falsa segurança absurda, e por isso qualquer coisa fora do nosso controle que acontece na rede ganha proporções épicas e relativamente maiores que na "real life".

    Apesar de eu sinceramente não separar os dois ideologicamente falando.

    Acho digno seu blog, e acho que deve continuar, e fazer um tumblr de quebra..hahaha

    Adoro-te

    ;**


Agorafobia (do grego ágora - assembléia; assembléia do povo; lugar em que a assembléia se reúne; praça pública + phobos - medo) é originalmente o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão. Em realidade, o agorafóbico teme a multidão pelo medo de que não possa sair do meio dela caso se sinta mal e não pelo medo da multidão em si.